segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fernando Ricardo - Palestra



“num fato verdadeiro existem duas notícias: a que é descrita e a que é vista”. - Fernando Ricardo

O Grupo Foto Comentário traz a Pelotas o fotógrafo português Fernando Ricardo para palestra sobre sua atividade em fotojornalismo, no dia 7 de julho, no Museu do Doce da UFPel.

Fernando Ricardo é fotógrafo profissional internacional, com passagem pela Associated Press em Portugal, Agence France Presse e Agence Gamma.
Reconhecido pelo seu talento e extremo rigor profissional, é amigo pessoal de Sebastião Salgado e o do falecido Cartier-Bresson. Professor de Fotojornalismo, possui larga experiência didática acerca da atividade fotográfica dedicada à notícia, com milhares de imagens publicadas internacionalmente nos mais importantes veículos de notícias do mundo. No evento falará sobre sua experiência como fotógrafo que acompanhou conflitos internacionais, viagens de autoridades como as Papa João Paulo II à África e outros eventos jornalisticos.


Mandela por Fernando Ricardo


Links:
Era uma vez o chiado
MARGS expõe fotografias de Fernando Ricardo
Flickr

Links relacionados:
Quem são o Grupo Foto Comentário
Grupo Foto comentário traz Pierre Yves Refalo




Biografia:
Nasceu em Lisboa em 1951, fotojornalista desde 1970.
Fotógrafo chefe da agência norte americana Associated Press, AP; 
Repórter fotográfico da agência francesa Gamma;
Repórter fotográfico da Agence France Presse;
Diretor da agência fotográfica ASF;
Editor coordenador chefe de fotografia na Edipresse/Impresa para as revistas Caras, Visão, TV(Mais, Exame, Caras Decoração, entre outras;
Bolsista do Conselho da Europa na área de fotojornalismo com trabalho desenvolvido na Agence France Presse em Paris;
Professor de fotojornalismo no Cenjor - Centro de Formação Profissional para Jornalistas;
Frequentou o Curso de Jornalismo e o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes. Na Associated Press fez inúmeras reportagens internacionais, muitas delas em cenários de guerra, na África e no Oriente Medio, principalmente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guine, Zaire, Burundi, Ruanda, Gambia, Congo, Marrocos, Costa do Marfim, Gabão, Botswana, Zimbabwe, Tanzânia, Quénia, Namíbia, Argélia, Israel, Palestina entre outros. Realizou a cobertura fotográfica como fotojornalista editor de mais de vinte viagens do Papa João Paulo II para a AP.
Fotografou Campeonatos de Futebol do Mundo e da Europa, Jogos Olímpicos de Barcelona, além de cinco épocas do Circuito Mundial de Formula 1.
Tem fotografias publicadas na imprensa mundial em jornais como Herald Tribune, New York Times, Washington Post, Boston Globe, Time, Newsweek, New York Post, Stern, Der Spiegel, Paris Match, L’Expresse, Figaro, Times of London, Sunday Times, Guardian, El Pais, Expresso, Visão, A Bola, entre outros.
Atualmente é fotojornalista, Freelance e Getty Image Contributer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário